Bem-vindo ao Website Oficial do SC Farense!

Boxe

História

Com 80 anos de existência a secção de boxe do Sporting Clube Farense foi criada por Jerónimo do Santos (considerado o pai do Boxe no Algarve), a 2 de Abril de 1943 na sua sede na Rua do Compromisso.

Campeão regional e nacional de médios, Jerónimo dos Santos promoveu uma das épocas de maior relevo do boxe algarvio como formador, promotor e empresário de espectáculos de nível nacional e internacional.


Não obstante, foi o meio-leve João Carlos «o Bajolo» que deu seguimento à secção de boxe do Sporting Clube Farense.


Do seu pupilado saem nomes sobejamente conhecidos da jovem população Farense, como: Marcelino Rita, Jaime Simões «o Roi»; os gémeos Luís Filipe e Filipe Luís; Fernando Paixão (57 kg – Pluma); Dinis Correia «o Zé da Águia»; Fernando Arsénio «o Fernandinho»; Jorge B. Fernandes; João Carlos Oliveira (54 kg – galo) e Carlos Alberto Ramires Félix (Olhão).
O único pugilista a bater João Carlos, por duas vezes consecutivas, foi um outro Algarvio residente em Lisboa e campeão nacional, e um dos maiores expoentes da modalidade, o Prof. Silva Marques, licenciado em Educação Física (ex-Inspector Coordenador do Ministério da Educação). Uma no Parque da Pontinha em Faro, a 01/06/47 e outra (desforra) a 16/03/48, pelo aniversário do Ginásio Clube Português em Lisboa. Combates publicitados in Jornal «A Bola».

Foi todavia, Marcelino Rita campeão regional, vice-campeão nacional, seccionista e treinador de 3º grau que deu continuidade ao trabalho de João Carlos. Em 1988, após ter ido a França tirar um curso de boxe, Marcelino Rita é empossado pela Federação Portuguesa de Boxe como 1º Director Técnico Regional da jovem Associação de Boxe do Algarve. A ele se deve igualmente o sonho e a concretização da Associação de Boxe do Algarve (ABA).


Recorde-se que a Associação de Boxe de Faro - Algarve foi elaborada no Sporting Clube Farense e teve até 2011 como sede a porta 5 do estádio deste clube como refere o Diário da Republica datado de 14 de Outubro de 1986.
A 18 de Junho de 1986, Marcelino Cabrita Rita, Joaquim António da Palma (Director do SCF) e António Leal Carlos (Advogado filho de João Carlos o “Bajolo”) com o apoio de Mário de Abreu Alves “Walgood”, presidente da Associação de Boxe de Portalegre, funda a Associação de Boxe do Algarve. Foi seu primeiro presidente Ramiro de Almeida Moura, mais conhecido pelo “Mourinha da Garbe”.

Ao serviço do Sporting Clube Farense, Marcelino Rita rompe com o boxe no masculino e por assim dizer com os preconceitos de uma sociedade machista.

De 1996 a 2000, Vítor Fernandes, relança a modalidade no Algarve com a implementação de cursos para treinadores e árbitros de boxe, à semelhança do curso realizado em 1992 nas Pedras D′el Rei. Tal facto, possibilitou a descentralização do boxe de Faro, à semelhança do que tenha preconizado Marcelino Rita coma a criação de clubes na Guia, Albufeira e Algoz.

Em 2003 esteve também no Algarve o técnico Búlgaro, Iván Filchev Dimitrov, direccionado pela Federação Portuguesa de Boxe. De Janeiro a Maio, por quatro meses leccionou boxe no Sporting Clube Farense sob a observação de Vítor Fernandes, fase que terminou com a Gala Internacional de Boxe no Hotel Montechoro em Albufeira a 2 de Maio do respectivo ano.

De salientar o trabalho desenvolvido em 2010 por Luís Silva e sua equipa, à semelhança de outras épocas em que a sessão nem lugar tinham para treinar, vale de facto a pena comparar o trabalho desenvolvido… bem hajam em nome da modalidade e de um clube que os farenses tanto merecem.


A secção de boxe do S.C.F. reabriu no dia 17.01.2011, com condições necessárias para o funcionamento da modalidade.
A nova estrutura era constituída por o seccionista João Forja, treinador Luís Silva, treinador adjunto e atleta Miguel Santos e o designer e atleta Rúben de Matos.
O atleta Joel Nunes consagrou-se dia 23.07.2011 campeão regional de seniores iniciados e dia 27.10.2011 vice-campeão nacional de Seniores iniciados.


Antes de finalizar o ano 2011, o atleta Andrey Ostanin é campeão da taça do Algarve 2011, ficando apurado para taça de Portugal 2011.

No presente ano de 2023, a seccção de boxe contínua a cargo do treinador Luís Silva e da primeira seccionista feminina do Farense, Catarina Palma.


Com este assalto à história do boxe Sporting Clube Farense, pretendemos apenas, que outros se nos juntem no relato provocado não apenas pela dimensão temporal como pelos hiatos ocorridos desde Jerónimo dos Santos a Luís Silva. Por isso, bem hajam todos aqueles que de uma forma ou outra tragam à luz factos comprováveis da história do boxe no Sporting Clube Farense.